Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Vida da Gorduchita

A Vida da Gorduchita

10
Dez18

Livros 2018 | Um postal de Detroit

postal_detroit.jpg

Sou péssima a fazer reviews a livros, bem sei. Não consigo expressar em palavras aquilo que um livro me fez sentir, me fez viver, me fez pensar. 

A tarefa torna-se ainda mais complicada num livro como este, de João Ricardo Pedro, em que a história não tem um fio condutor contínuo e vai sendo apresentada em parte soltas, nem sempre com sentido e nem sempre fáceis de interligar entre si.

 

Conforme nos apresenta a sinopse, Um postal de Detroit parte do choque frontal entre dois comboios, que ocorreu em Setembro de 1985, em Alcafache. Algumas das vítimas mortais, presas nas carruagens a arder, nunca chegam a ser identificadas. No dia seguinte, a mãe de Marta recebe um inesperado telefonema informando que a mochila da filha - estudante de Belas-Artes - apareceu entre os destroços.
Partindo dos cadernos de desenho de Marta, que ninguém esperava estar naquele comboio com destino a Paris, o narrador tenta recriar os passos da irmã nos tempos que antecederam o acidente.

 

Se por um lado o final do livro não traz um final para a história, a forma tortuosa mas ao mesmo tempo extraordinária como ela é contada, faz deste livro uma leitura deveras interessante, ao vaguear por personagens e vidas que parecem não se encaixar na vida de Marta, mas que servem para contar a sua história.

 

Parece que este é o segundo livro deste autor e tenho a dizer que o senhor escreve muito bem. Recomendo!

 

7 comentários

Comentar post