Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Vida da Gorduchita

A Vida da Gorduchita

28
Mar18

Livros 2018 | Um Milionário em Lisboa

Um-Milionario-em-Lisboa.jpg

 

"O que é a beleza? (...)
A beleza é a cor de que se pinta a verdade."

 

"Um milionário em Lisboa" é o livro que completa "O homem de Constantinopla". Um sem o outro não fazem sentido.

 

Ficamos, neste tomo, a perceber melhor como se tornou Kaloust no homem mais rico do mundo, numa altura em que o mundo vivia em convulsão, com a 1ª e 2ª Guerras Mundiais, como lidou ele com as guerras e conseguiu salvar o seu património, a conhecer os motivos da sua vinda para Portugal, como eram os seus dias em Lisboa e arredores (parece que era apaixonado por Sintra. Quem não é?) e por que razão optou por deixar cá a sua coleção e a sua fundação.

José Rodrigues dos Santos explora também, numa primeira parte do livro, a vida de Krikor, filho de Kaloust, e a sua experiência traumática na Turquia, no decorrer do extermínio arménio. É uma parte muito dura e violenta, talvez um pouco extensa demais, que mexe com o nosso âmago, mas que permite ter um retrato do que aquele povo sofreu às mãos dos turcos.

 

Podendo ser umas 100 páginas mais curto, sem perder conteúdo relevante, este é um livro que vale a pena ler, no seguimento do seu antecessor (há quem defenda ser uma obra só em dois livros, e eu concordo).

 

11 comentários

Comentar post