Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Vida da Gorduchita

A Vida da Gorduchita

10
Mar18

Livros 2018 | O Homem de Constantinopla

constantinopla.jpg

Terminei na 5ªf a leitura d'O Homem de Constantinopla, do José Rodrigues dos Santos. Já tinha dito aqui que estava enredada na sua leitura. Li-o em 5 dias! Sabem quando foi a última vez que li um livro de 500 páginas em tão pouco tempo? Nem eu! Foi há tanto tempo que não me lembro!

 

O livro conta a história de vida do homem que ficou conhecido, pelo menos em Portugal, como Calouste Gulbenkian (Kaloust Sarkisian, de seu nome original).

Nascido na Turquia, de origem arménia, numa altura em que a relação dos turcos com os cristãos arménios estava ao rubro (acho que nunca foi boa, mas aquela foi uma altura de tensão e violência extrema), Kaloust tem um percurso de vida extraordinário, num mundo em convulsão, até se transformar num homem imensamente rico e influente.

 

Há algo nos livros que cruzam história com ficção que me apela mais que os outros. E, apercebo-me agora, gosto especialmente quando fala das religiões e como elas moldam as sociedades, nomeadamente a religião muçulmana e a cristã. Talvez por isso este livro me tenha cativado tanto.

 

Agora estou à espera que "Um Milionário em Lisboa" fique disponível na biblioteca (sim, já me inscrevi e vou buscá-lo na próxima 5ªf) para poder conhecer o resto da história. Porque, claramente, um sem o outro, perdem sentido. São, na verdade, dois volumes de uma mesma obra! 

 

Mas para já, recomendo.

 

8 comentários

Comentar post