Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Vida da Gorduchita

A Vida da Gorduchita

21
Ago18

Bullet Journal - Primeiras Impressões

Iniciei-me, na semana passada, no bullet journaling.

Apesar de ter passado pouco tempo, não quis deixar de vir aqui deixar-vos (e a mim, para memória futura) as minhas primeiras impressões e o ponto de situação.

 

1. Uma coisa é pensar nos registos e módulos que queremos fazer, outra coisa é passá-los para o caderno. Resultado da pressa e da falta de reflexão cuidada, não tenho as coisas organizadas como achei que iria/deveria ter. 

O que vale é que o sistema é altamente flexível e vai dando para encaixar as coisas. Basta criar o espaço e identificá-lo no Índice.

Em todo o caso, quando preparar o próximo mês (e um futuro BuJo), já terei isso em consideração.

 

2. Estou a ficar viciada / apaixonada pelo sistema. Ando "sempre" a pensar no que lá tenho de registar e no que lá tenho listado como afazeres do dia. Além disso, tem-me ajudado a manter-me focada em algumas questões pessoais que queria mudar, e até em questões profissionais.

Claro que ainda é cedo para gritar "Sucesso" mas penso que estou no bom caminho.

 

3. Já estruturei muito do que queria no caderno, mas ainda me faltam algumas coisas.

No essencial, criei o Future Log para 12 meses, o Monthly Log de Agosto e o Daily Log também deste mês (que é onde registo as coisas do dia a dia, como tarefas, eventos, notas...).

IMG_1434_alt.JPG.png

 

IMG_1436_alt.JPG.png

 

Criei um espaço a que chamei "S.'s Log", onde pretendo ir registando factos importantes da vida da S., daqueles que poderão dar jeito no futuro, tipo quando esteve doente ou com algum sintoma diferente, quando tomou este ou aquele medicamento, quando teve esta ou aquela reação, quando cortou o cabelo... coisas assim!

Transpus as minhas "41 coisas para 41 anos", para me lembrar e para poder ir riscando à medida que conseguir ir cumprindo. Pensei também passar os meus objetivos e desejos e desafios para este ano, mas ainda não decidi ao certo se o vou fazer... 

IMG_1444_alt.jpg

 

Criei uma página da gratidão, a que chamei "Sou Grata", que será replicada a cada mês. A ideia é ser tipo um frasco da gratidão, mas em caderno.

Criei também espaços para 4 acompanhamentos (trackers) na minha vida: o das Rotinas/Hábitos, o da Perda de Peso (não, ainda não desisti), o do Ciclo Menstrual (atendendo a que pretendo deixar os contracetivos hormonais) e um último para controlar o Sono da S. (se acorda ou não de noite e quantas horas dorme).

 

IMG_1435_alt.JPG.png

 

IMG_1445.JPG

 

IMG_1446.JPG

 

Estou ainda a ponderar criar um espaço para Planeamento Semanal das refeições (será que consigo manter-me estruturada neste tema com o BuJo?), outro para manter a minha Wishlist de livros e ainda outro para manter registo do preço "mínimo" dos produtos que compro por rotina no supermercado (uma forma de gestão de despesa e poupança).

 

4. Como podem ver pelas fotos, tenho mantido a coisa bastante simples em termos de design. Já caí na tentação da régua, já fui buscar uns autocolantes de uma agenda antiga, já estou a usar cores... mas mesmo assim, acho que ainda não se pode dizer que não está simples.

Continuo sem jeito para desenho e para lettering, por isso, não devo fugir muito do que fiz até aqui (por muito bonitas que ache algumas páginas de Bullet Journal que se encontram por essa internet fora).

 

5. Em jeito de conclusão das Primeiras Impressões: estou, para já, muito satisfeita e a gostar imenso deste método.

31 comentários

Comentar post

Pág. 1/2