Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Vida da Gorduchita

A Vida da Gorduchita

15
Fev18

Tsundoku

mockup-8320fc49_grande.png

Algures na minha leitura do "Livro do Hygge" de Meik Wiking, cruzei com uma lista de palavras intraduzíveis em várias línguas.

De todas, tsundoku (ou tsondoko) foi a que me chamou a atenção. É definido, no livro, como sendo "o ato constante de comprar livros sem nunca os ler". Ou, noutras definições, "comprar livros e deixá-los empilhados ou em estantes sem os ler".

De alguma forma, ter mais livros do que os se consegue ler.

 

Eu sofro disto, bem o sei. Tenho-me contido nos últimos tempos, mas depois de ver esta crítica da Magda, fui fazer uma pesquisa no OLX. E tendo lido, recentemente, este artigo na sequência da morte de Ursula K. Le Guin, fiz o mesmo.

E uma mesma pessoa tinha um livro desta última e o livro recomendado pela Magda. Mais um de John Green que me suscitou curiosidade há tempos.

E não resisti. Comprei os 3, de uma só vez. A bom preço, é certo, mas ainda assim, 3 livros para quem anda a ler 1 por mês (nas fases boas).

 

Não sei quando os vou ler (lembro que, em Setembro passado, tinha 57 livros por ler na minha estante e esse número não reduziu significativamente), é até provável que passem à frente de outros que estão na estante... mas ainda assim, tenho de me conter. Não posso comprar mais livros nos próximos meses! Nem um!!

25 comentários

Comentar post

Pág. 1/2