Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Vida da Gorduchita

A Vida da Gorduchita

10
Out17

Trabalhar as emoções

Depois disto, li mais umas páginas do livro "Como falar para as crianças ouvirem, como ouvir para as crianças falarem". Acho extraordinário que este livro tenha sido escrito há quase 40 anos. 

Mas à medida que vou avançando, sinto que muitas das linhas orientadoras lá previstas são pensadas para crianças um pouco mais velhas que a minha S. Pode ser apenas uma sensação, até porque nada no livro o indica, mas até os exemplos dados são habitualmente com crianças mais crescidas e que, por isso, têm (ou deviam ter) um nível de compreensão superior, inclusivé no que à linguagem diz respeito.

 

Aquilo que, nesta fase, me parece estar a faltar à S., é perceber bem o que está sentir e conseguir transmiti-lo adequadamente. Em contrapartida, opta por berrar nas situações que não estão de acordo com as suas expectativas (sejam elas quais forem - muitas vezes não consigo entender o que se passa na sua cabeça).

Sinto que preciso de trabalhar com ela as emoções.

 

A este propósito, no blog Mum's the Boss, foi publicado há dias um post, com a recomendação de 5 livros para trabalhar o tema.

 

A-Zebra-Camila.jpgEmocoes-e-Sentimentos-Ilustrados.jpg

 

maos nao sao para bater.jpgO-Monstro-das-Cores.jpg

 

Orelhas-de-Borboleta.jpg

 

Não será lógico pegar neles todos de uma vez, claro, mas fiquei algo curiosa com "O Monstro das Cores" e "Emoções e Sentimentos ilustrados". Numa ida a uma livraria vou tentar espreitá-los para ver se justifica, de facto, comprá-los.

Já ouviram falar / conhecem algum dos livros? 

 

9 comentários

Comentar post