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A Vida da Gorduchita

A Vida da Gorduchita

29
Mai13

The Fast Diet (ou a Dieta dos Dois Dias, ou mais correctamente, a Dieta do Jejum)

Já li o livro todo. Quase todo, pronto! Não me pus a ler as tabelas de calorias e todos os comentários de malta que já experimentou. (vou a tempo de o fazer em qualquer altura)

Li o essencial. O que explica a essência da dieta, como funciona, qual a base científica, quais os resultados esperados, como implementar.

Em resumo: a ideia é em 5 dias da semana fazer uma alimentação perfeitamente normal, sem estar a controlar calorias ou o que se come ou não, e nos outros 2 dias (que podem ser os que a pessoa quiser, seguidos ou não) ingerir apenas 25% da dose recomendada de calorias. Ou seja, 500kcal para mulheres, 600kcal para homens.
Pode fazer-se a ingestão destas calorias como se quiser: numa só refeição, em duas refeições, ou com pequenas refeições ao longo do dia.
Pretende-se desta forma, não só perder peso, mas, acima de tudo, dar sinais ao corpo de necessidade de realização de ações de reparação internas, levando a melhorias significativas a vários níveis: colesterol, triglicerideos, tensão cardíaca, gordura interna, entre muitos outros.
Não é recomendado a algumas pessoas, nomeadamente, quem sofra de diabetes e a grávidas.

Experimentei já um dia. 
Passar 36 horas com apenas 500 kcal (não as contei muito bem mas não fugiu disto de certeza) é mais fácil do que parece.
Sente-se fome? Sim, sente, mas não de forma aguda e desesperante. Com muitos líquidos (no meu caso, água e chá) e actividades que ocupem a mente, passa-se bem o dia e não se vai para a cama tão esfomeado que não se consiga dormir. Nada disso.

Para vos explicar melhor: jantei no domingo uma taça de cereais e uma fatia de bolo de chocolate (coisas dos vizinhos, que fazer??).
Na 2ªf, tomei um pequeno almoço de "leite" de soja com cereais integrais (numa dose um pouco mais reduzida que a minha habitual). Penso que terá rondado 175-200 kcal.
Durante o dia, bebi como uma desalmada (LOL). Devo ter ingerido cerca de 3l.
Ao jantar (cerca de 12 horas após o pequeno almoço), comi uma salada de queijo mozarella fresco, tomate cereja e agriões com um fio de azeite. Pelos meus cálculos, esta salada teria cerca de 300 kcal.

Voltei a comer na 3ª de manhã, uma normal taça de cereais integrais.

Pesei-me na 3ª de manhã, só para ver o andamento da coisa. Os resultados foram animadores (já abaixo da meta que havia estabelecido para 6ª desta semana), claro, tendo em conta que praticamente não tinha comido no dia anterior, mas não posso dizer ainda se é algo sustentado.

Hoje volto a fazer dia de jejum (as 2ªs e 4ªs são os melhores dias para mim). Amanhã faço dia normal e volto a pesar-me na 6ª de manhã.
Aí verei, melhor, a tendência e a sustentação dos resultados.

27
Mai13

Do fim de semana

Sexta-feira cheguei a casa e fiz uma caminhada de cerca de 5 kms.
No sábado, levamos as bicicletas até Vila do Conde e pedalamos de lá até à Póvoa de Varzim e voltamos. É tudo plano, bem sei, mas estava um vento norte quase insuportável, pelo que o caminho de ida foi bem difícil. Cerca de 12,5kms, 50 minutos a pedalar.
No domingo de manhã fui caminhar com uma amiga no Porto. Fizemos 14 kms a bom ritmo (com um pequeno intervalo para um almoço ligeiro).

Não deu para "queimar" os docinhos que ataquei no fim de semana, mas minimizou um bocado o efeito da gulodice (espero eu!).

Hoje à noite faço uma sopita para o jantar e componho um bocado mais as coisas! :)

24
Mai13

Quase, quase (mais uma vez)

Hoje de manhã: 67,1kg

Sempre mais 100g que o objetivo! Quando pensar no valor para esta semana, acrescento 100g e pronto! LOL

Apesar de ter ficado acima do que queria, estou satisfeita. Afinal, cometi alguns pecados no decorrer da semana (especialmente nos doces) por isso, os resultados até são bons.

Reestruturei o exercício e estou a sentir-me melhor. Não fui caminhar de manhã em dia nenhum (o tempo tb não esteve muito chamativo para tal), mas apostei em caminhadas um pouco mais longas e no TRS, do qual tinha já saudades.
Sinto o corpo dorido, por me ter posto a solicitar músculos bem diferentes do habitual, mas isso sabe bem.

Estou a meio da leitura do livro The Fast Diet. Estou a gostar. E não apenas numa perspectiva de perda de peso. Acho interessante o conceito.
Mas vou acabar de ler antes de me decidir se me dedico à coisa ou não!

Obejtivo até à próxima 6ª: <= 66,5kg 
21
Mai13

The Fast Diet

Quem me conhece sabe que nunca fui de seguir nenhuma dieta da moda, tomar medicação ou coisas afins para emagrecer.

Consultei, há muito, muito tempo, um nutricionista, que me acompanhou durante uns 4 ou 5 meses - período em que deitei abaixo mais peso (mas também aquele em que me decidi de facto a fazer algo) - mas depois disso fui seguindo mais ou menos aquilo que aprendi com ele, em função das minhas vontades.

Ontem li a notícia da Dieta dos 2 dias (ou The Fast Diet), que podem também ler clicando na imagem.

Dieta dos dois dias nas bocas do mundo

Sim, eu sei que é uma dieta idiota e que vai contra a maioria das informações que recolhi durante toda a minha vida e que se encontra em quase todo o lado... Mas... Está a dar-me vontade de experimentar, porque tem ar de fácil, simples, sem complicações.

Estarei a ficar maluca??? LOL
17
Mai13

Ajustes necessários

Acho que abusei do meu corpo esta semana. Introduzi-lhe quantidades continuadas de exercício, ainda que não muito intenso, e ele não gostou.
Ontem cheguei a casa, deitei-me no sofá e adormeci quase de imediato, tal o cansaço que sentia.
Levantei-me passado pouco mais de 1 hora, com níveis de energia mais elevados, mais ainda assim, não me passou pela cabeça sair para caminhar ou fazer qualquer tipo de exercício.
Aliás, nem ontem à noite, nem hoje de manhã. E ainda não sei se hoje ao final do dia terei vontade de voltar à carga.

Acho que vou dar um descanso de 48 horas ao corpo. 
Amanhã retomo o exercício, mas desta vez com mais cuidado: aeróbico de manhã e anaeróbico ao final dia, e puxando por diferentes partes do corpo.
Quem sabe, começo a pegar na bicicleta de manhã, para variar das caminhadas. E nos dias da natação, não faço caminhadas de manhã e em vez de 35 minutos, nado uns 45 ou 50 para rentabilizar mais. 
Escuso de abusar do exercício aeróbico. Tenho mesmo é de introduzir exercícios de força e funcionais no final do dia: uns dias braços, outros dias pernas e gluteos, outros abdominais...ou combinações entre eles, mas com solicitação de músculos diferentes do dia anterior.

Também na alimentação tenho de introduzir algumas alterações, só ainda não pensei bem quais... Mas tenho de mudar algo, que os resultados andam fraquinhos e os níveis de energia não estão muito bons.
Fazer uma boa sopa para os próximos jantares é obrigatório! 
Mais frutas e verduras também me parece adequado assim como reduzir a quantidade de frutos secos (muito saudáveis mas altamente calóricos). 
E eliminar ou reduzir significativamente a quantidade de proteínas animais ao jantar.

Algo deste género deve introduzir melhorias, não?


Balança hoje de manhã: 67,6kg (um pouco acima do objetivo desta semana)

Obtjetivo desta semana (até 6ª): abaixo (ou igual) aos 67,0kg
16
Mai13

Sem energia

Hoje sinto-me estourada. No fim da caminhada da manhã, só me apetecia deitar na cama (ou no sofá) e não me levantar mais. 
Sentia o corpo todo moído, a cabeça pesada... a moral em baixo.
Nem sei como consegui sair da cama para caminhar... e nem sei bem como consegui terminar, tal era o cansaço.

Será o corpo a ressentir-se da redução de horas de sono? Ou ando a fazer uma alimentação pouco energética?

Bem me deitei um pouco mais cedo ontem mas parece não ter sido suficiente...
15
Mai13

...

O exercício continua a ir direitinho.

Na 2ªf acabei por fazer mais 30 minutinhos de caminhada seguidos de uns 30 minutos de exercícios para pernas e gluteos (que ainda me doem, há que dizer)!

Ontem, caminhei de manhã 40 minutos e à tarde mais uns 35.

Hoje de manhã já foram 30 minutos de caminhada (está cada vez mais dificil levantar cedo) e à hora de almoço é novamente dia de ir nadar.

A alimentação não anda má, apesar da bola de berlim na 2ªf (boicote do maridão... lol). Não tenho abusado das bolachas, do pão e outros hidratos de carbono e acrescentei uma boa dose de fruta e legumes ao meu dia.
Água e chá que chegue (no conjunto, perto de 2l).

Com isto, devo chegar lá, não acham? :)
13
Mai13

Do fim de semana - Exercício em grande! :)

Sexta-feira, final do dia - 45 minutos de caminhada
Sábado de manhã - 30 minutos de caminhada, com pequenas corridas, numa prova de orientação no Monte da Sra da Assunção
Sábado à noite - 40 minutos de caminhada
Domingo de manhã - 45 minutos de caminhada
Domingo à tarde - 40 minutos de bicicleta + 35 minutos de caminhada

Hoje de manhã já foram mais 35 minutos de caminhada, logo pela manhãzinha, e à hora de almoço vou nadar mais uns 40 min. Ao final do dia, espero ainda ter vontade de dar mais uma voltinha a pé ou de bicicleta e/ou pegar no TRS e fazer uns exercícios!

Esta semana (pelo menos) pretendo levantar-me cedo todos os dias e ir caminhar logo pela manhã. Li estes dias que fazer exercício pela manhã, ainda sem alimento, potencia uma maior queima de calorias e de gorduras.
Pode ser ou não verdade, mas mal não faz!

A alimentação foi bastante razoável no fim de semana, sem grandes exageros.

Quero acima de tudo, começar a caber melhor nas roupas que tenho (que os tempos não estão para renovações de guarda roupa por excesso de peso) e começar a ver o corpo mais definido.

E eu chego lá! Como dizem os brasileiros, "mi aguardem"! :)
10
Mai13

Objetivo Atingido

Foi à justa... A balança ainda me deu um 67.7kg mas depois de subir mais 2 ou 3 vezes estabilizou nos 67.9kg!

Não é mau! Gostei! Não sei bem como lá cheguei porque a semana não foi assim muito direitinha, nem em termos alimentares nem de exercício (raio de chuva) mas a verdade é que fiquei abaixo dos 68kg.

Hoje tenho de ser certinha na alimentação e dar uma boa volta a pé! Ou de bicicleta, se o marido quiser novamente alinhar, como ontem, que demos uma volta bem grandinha - tenho de começar a registar os percursos!

Sim, porque comprei uma linda bicicleta nova (essa aí em baixo)! Mas ainda não me sinto completamente à vontade para ir andar sozinha.


Objetivo desta semana (até 6ª): Abaixo dos 67,5kg

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